quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Programação do II Seminário



II Seminário História, Memória, Literatura Bíblica.

de 24 a 26 de novembro de 2008

UERJ, Pavilhão João Lyra Filho. Auditório 91-A.

Programação:


Dia 24 de novembro:


13.30 às 15.00, aud. 91:
Conferência do Dr. Roberto Alves:
Tradição, traduções bíblicas: questões de semântica e literatura.

Debatedor: Dr. Isidoro Mazzarolo

15.30 às 17.00, aud. 91:
Comunicações:

Coordenação: Prof. Manuel Rolph Cabeceiras (CEIA-UFF)


  1. Brian Gordon Kibuuka (Teologia- UMESP): Contra forças visíveis e invisíveis: elementos para uma análise sócio-antropológica das personificações do mal na tradição paulina.
  2. Prof. Ms. Dionísio Oliveira Soares (Teologia – PUC, FABAT): A escatologia apocalíptica judaica e sua relação com o cristianismo primitivo.
  3. Prof. Dr. Pe. Pedro Paulo Alves dos Santos: ‘Por seu sangue’: Jesus Libertador e Resgatador Universal na tradição do Apocalipse de São João: Sobre alguns aspectos da recepção da ‘Narração da Paixão de Jesus’ (Jo 18-19) no âmbito e na linguagem apocalíptica da Tradição Joânica.

Dia 25 de novembro:


13.30 às 15.00, aud. 91:
Conferencias da Dra. Maria de Lourdes Lima (Teologia PUC-RJ) e do

Dr. Edgard Leite (História UERJ):
Estudos sobre Habakuk e Pesher Habakuk.


15.30 às 17.00, aud. 91:

Comunicações:

Coordenação: Dr. Edgard Leite (UERJ-UNIRIO)

  1. Lenice Gomes Pereira (Letras UFRJ) (Re)Leituras da Bíblia no Cristianismo.
  2. Pedro Ipiranga Júnior (Grego – UFPR). Comentário sobre estatuto literário de alguns Atos Apócrifos.
  3. Francisco de Assis Florêncio (História - UERJ): Vive ainda a Vulgata?
  4. Lair Amaro dos Santos Faria (PPGH - UFRJ): Um profeta como Moisés e Elias: memória popular e padrões culturais em Marcos.

Dia 26 de novembro:


13.30 às 15.00, aud. 91:
Conferências do Dr. Isidoro Mazzarolo (Teologia PUC-RJ) e do

Dr. André Chevitarese (História UFRJ):
Questões sobre a Fonte Q e o Jesus Histórico.

Mediadora: Dra. Maria de Lourdes Lima.

15.30 às 17.00, aud. 91:
Comunicações:

Coordenação: Profa. Jeanete Erlich (ARI).


  1. Antonio Carlos Higino da Silva (História - UFRJ-PPGHC): Os escolhidos joaninos. Os descendentes de Set na comunidade joanina.
  2. Gabriel da Rocha Oliveira (História- UFF) A Biblioteca de Nag Hammadi, relevância e novas abordagens.
  3. Beni Wajnberg (Psicologia – UFRJ) Do início das tradições orais à compilação da Mishná: a divergência que une.




O Grupo de Pesquisa "História, Memória e Literatura Bíblica" reúne especialistas da área de história e teologia do Rio de Janeiro. Seu objetivo é abrir novos horizontes no campo dos estudos religiosos, articulando pesquisas de diferentes áreas, especialmente nos campos da história e literatura bíblicas.

O grupo é integrado pelos seguintes pesquisadores:

Profa. Dra. Maria de Lourdes Lima (Teologia PUC-RJ)
Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo (Teologia PUC-RJ)
Prof. Dr. André Chevitarese (História UFRJ)
Prof. Dr. Edgard Leite (História UERJ)


3 comentários:

Anônimo disse...

Serei a primeira a postar, mas não a última. Espero que o congresso seja um grande sucesso e renda muitos frutos para todos os participantes. As equipe da coordenação é de primeira! Então... É só esperar para conferir!

Arnaldo Ribeiro disse...

DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: CUIDAI QUE MUITAS BÍBLIAS JÁ FORAM INUTILIZADAS PELAS MÃOS DA IGNORÂNCIA, (IS.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
(AP.22.18) – Eu, a todo Aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (AP.22.19) – Se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia; Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro: (2CO.11.31) – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto: (MT.7.23) – Então, lhes direi explicitamente: Caso adulterem a literatura bíblica, ainda que seja à guisa de atualização ortográfica, ou por qualquer outro motivo, também estarão anulando a palavra, e a Santa Lei de Deus; (MT.5.18) – porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (1CO.2.12) – Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente: (LC.10.2) – A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? (ÊX.35.10) – Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou; (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o Homem, durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (1PE.1.14) – Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância: (2JB.1.8) – Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão: (JB.6.45) – Está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus: Portanto Aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vêm a mim: Aplicai-vos no estudo e recomposição da literatura bíblica, assim: (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: São 50 letras e 3 sinais que reiteram o testemunho do Nosso Espírito, (HB.3.7) – pois assim diz o Espírito Santo: E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!

Arnaldo Ribeiro disse...

FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.